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IPv6@ESTG-Leiria
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VoIP em IPv6
(Outubro de 2005/Fevereiro de 2006 :: Concluído)
Aluno
Hugo Alexandre de Oliveira
Orientadores
António Pereira,
Mário Antunes,
Nuno Fonseca
Resumo
Recorrendo às potencialidades da Internet, actualmente é possível usar o protocolo IP para
transportar os serviços tradicionais de comunicação, tais como o telefone e o fax num único canal.
Efectivamente, nos últimos anos, tem-se verificado um aumento significativo da telefonia IP,
sendo que, um dos factores que mais tem contribuído para este crescimento é a possibilidade
de uma forte redução do custo das comunicações, quer ao nível global, quer até mesmo ao nível
interno de uma organização.
O protocolo Session Initiation Protocol (SIP), definido recentemente, é um dos grandes
responsáveis pelo crescimento das comunicações multimédia em redes IP, dado que fornece os
mecanismos necessários para que diferentes terminais consigam iniciar as sessões na rede.
O VoIP e o instant messaging são alguns exemplos de aplicações que usam o referido protocolo
para início de sessão.
A Empresa Cisco Systems utiliza um outro protocolo de sinalização proprietário chamado
Skinny Client Control Protocol (SCCP), no entanto também tem soluções para a integração
do protocolo SIP e do H.323. Este último, é um protocolo bastante relevante, uma vez que
permite a interoperabilidade com as redes do tipo Rede Digital com Integração de Serviço
(RDIS) e analógicas ou Plain Old Telephone Service (POTS).
Actualmente a voz sobre IPv6, ainda está numa fase muito imatura. Existem poucas soluções de
voz em IPv6 comerciais sendo que presentemente, por exemplo, a Cisco ainda não suporta IPv6
nas suas soluções de voz. Na comunidade Open source, já existem algumas soluções que
implementam o protocolo SIP, destacando-se implementação de servidores IPv6 IPTEL e VOCAL.
A nível de terminais softphone, existem poucas aplicações funcionais, sendo que as que existem
possuem alguns bugs ou problemas a nível da camada da aplicação do modelo OSI.
No decorrer deste trabalho verificou-se que as soluções disponibilizadas pela Cisco Systems
não suportam IPv6, assim procurou-se encontrar soluções para implementar voz IPv4 sobre uma
rede IPv6, recorrendo a mecanismos de transição IPv4 para IPv6. Dado que a voz sobre IP é
sensível ao tráfego existente na rede, procurou-se formas de oferecer QoS (Quality of Service)
ou Qualidade de Serviço em IPv6. Também foi realizado um cenário com a implementação de VoIP
em IPv6 nativo, usando soluções Open Source.
Documentos
Relatório Final ::
Apresentação ::
Póster ::
Artigo (en)
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