CSI'2005          22-11-2005

6 ª Conferência de Sistemas de Informação - CSI´2005
Sociedades Digitais

Nos últimos anos a nossa sociedade tem vindo a ser confrontada com grandes mudanças que têm obrigado os cidadãos a ter uma vida cada vez mais agitada. Tal deve-se em muito às múltiplas tarefas que um cidadão tem de executar. O tempo passou a ser um dos bens mais preciosos!

A expansão da rede global (Internet) e a evolução dos meios tecnológicos trouxeram grandes desafios não só às empresas, como às entidades públicas e aos próprios cidadãos. As Tecnologias da Informação e da Comunicação (TICs) permitem a disponibilização de conteúdos e de serviços online que pretendem contribuir para a melhoria da qualidade de vida, do ensino, do acesso à informação e ao conhecimento, bem como para o aumentar a produtividade das entidades (públicas e privadas). Como exemplos podem-se citar a repartição virtual dos impostos, a banca electrónica, a submissão e a consulta electrónica de processos nas autarquias, o ensino à distância e a telemedicina, etc..

A disponibilização de conteúdos e de serviços on-line permite não só melhorar a eficácia e a qualidade dos serviços prestados aos utentes, mas também facilitar a forma como estes passam a ter acesso à informação e a serviços de que necessitam. Note-se que para se ter acesso a um determinado serviço deixam de ser necessárias a deslocação física ao local em que ele é prestado e a preocupação dos horários de atendimento.

Pese embora as TICs permitam facilitar a vida dos cidadãos, é necessário evitar que se tornem num factor de exclusão. Há que ter em atenção que existem muitos cidadãos que não possuem competências, condições económicas ou motivação para usufruírem das facilidades disponibilizadas pelas TICs. Também existem muitos locais, sobretudos os mais remotos, em que as redes de comunicação constituem mais um obstáculo que os cidadãos terão de ultrapassar para poderem aceder aos conteúdos e serviços disponibilizados através da web.

Por forma a promover a discussão sobre as potencialidades e os constrangimentos na colocação das TICs ao serviço da Sociedade, o Departamento de Engenharia Informática da Escola Superior de Tecnologia e Gestão, do Instituto Politécnico de Leiria, promoverá, no dia 22 de Novembro de 2005, a 6.ª Conferência de Sistemas de Informação. Neste evento serão apresentados casos de sucesso, nacionais e internacionais, na utilização e na dinamização das TICs ao nível da Sociedade Civil, dos governos locais (autarquias), das Escolas, da Banca e da Saúde.

A CSI’2005 tem como patrocinador a Sicnet e conta com o apoio da Ordem dos Engenheiros e da Fundação para a Computação Científica Nacional (FCCN) entre outras instituições.

A CSI’2005 será difundida em directo pela Internet para todo o mundo, a partir da página da conferência, http://www.dei.estg.ipleiria.pt/eventos/csi2005, com o apoio da FCCN.