CSI'2004         25-11-2004

CSI 2004 - 5ª Conferência de Sistemas de Informação
Código Seguro

É indiscutível que, para as organizações actuais, recorrer à introdução de novas tecnologias e, mais especificamente, à utilização de sistemas informáticos, é uma forma de manter e aumentar a sua vantagem competitiva. A informação é, cada vez mais, um bem precioso do qual dependem as organizações.

Uma vez que é cada vez mais raro uma aplicação informática possuir um ambiente de execução isolado, estando assim exposta a todo o tipo de ameaças, nunca, como agora, foi tão importante discutir o problema da segurança nos sistemas informáticos.

É bastante difícil, senão impossível, garantir que um programa seja totalmente seguro. No entanto, existe hoje em dia um conjunto de cuidados, boas práticas, standards, testes e métricas de segurança que podem, e devem, ser seguidos/utilizados ao longo de todo o ciclo de desenvolvimento de um sistema, por engenheiros de software e programadores, de modo a mitigar eventuais problemas de segurança do produto final.

Numa perspectiva de divulgação e discussão, entre a comunidade académica e empresarial, de medidas que possam contribuir para o desenvolvimento de código mais seguro e da respectiva relevância no âmbito das Tecnologias de Informação e Comunicação actuais, realizar-se-á, no dia 25 de Novembro de 2004, a 5ª Conferência de Sistemas de Informação, em mais uma iniciativa do Departamento de Engenharia Informática da Escola Superior de Tecnologia e Gestão, do Instituto Politécnico de Leiria.

A CSI’2004 tem como patrocinador a Microsoft e conta com o apoio da Ordem dos Engenheiros e da Fundação para a Computação Científica Nacional (FCCN) entre outras instituições.