CRSC'2005          21-04-2005

6 ª Conferência em Redes e Serviços de Comunicação
O Backbone da Internet

As redes de comunicações actuais suportam o seu funcionamento em redes de acesso, próximas do cliente, e em redes de backbone que asseguram a comunicação entre aquelas ou entre os vários domínios de operador. Ao contrário das redes de acesso, que são do conhecimento do grande público, as redes de backbone mantêm-se por trás do nome de um operador de Internet e não é fácil conhecer a sua estrutura, tecnologias suportadas ou o modo como são geridas.

É neste contexto que o Departamento de Engenharia Informática da Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Leiria irá promover no próximo dia 21 de Abril de 2005 a 6.ª Conferência em Redes e Serviços de Comunicação - CRSC’2005, subordinada ao tema “O Backbone da Internet”, na qual serão apresentadas redes de backbone de Operadores de Internet, serviços que suportam e as tecnologias que permitem a sua gestão e manutenção. Haverá lugar, também, para abordar as tendências de evolução ao nível dos serviços de DNS, um dos componentes fundamentais da rede Internet.

A CRSC’2005 tem como patrocinador a Cisco Systems Portugal e conta com o apoio da Ordem dos Engenheiros, Fundação para a Computação Científica Nacional (FCCN), Siemens, PT Comunicações e Novis.

A CRSC’2005 será difundida em directo pela Internet para todo o mundo, a partir da página da conferência, http://www.dei.estg.ipleiria.pt/eventos/crsc2005, com o apoio da FCCN.